PREMIAÇÃO

Capitão Engenheira da FAB recebe prêmio de reconhecimento científico

A Capitão Engenheira da FAB, Mayara Condé Rocha Murça recebeu na sexta-feira (11) o `Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas` na categoria jovem pesquisadora.
Publicada em: 21/02/2022 16:30
Imprimir
Fonte: Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A Capitão Engenheira da FAB, Mayara Condé Rocha Murça, recebeu na sexta-feira (11/02), data em que se comemora o “Dia Internacional das Mulheres na Ciência”, o "Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas". A premiação contemplou duas categorias: pesquisadora sênior, direcionada para cientistas com idade acima de 35 (trinta e cinco) anos, com carreira nacional e internacional consolidada e com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico, vencida pela Doutora Maria Helena de Moura Neves, decana da área de Linguística da Unesp e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e jovem pesquisadora, direcionada para cientistas com idade até 35 (trinta e cinco) anos, com destacado potencial científico, na qual a Capitão foi agraciada.

Graduada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Engenharia Civil-Aeronáutica, a Oficial é a primeira mulher na história do Instituto a receber a láurea Summa Cum Laude, entregue aos engenheiros que se formam com média geral igual ou superior a nove e meio. Possui mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutorado em Aeronáutica e Astronáutica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente é Chefe da Divisão de Engenharia Civil do ITA e coordenadora do Laboratório de Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

 “É uma grande honra ter sido selecionada como uma das finalistas e recebido o Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas do estado de São Paulo. É uma premiação muito relevante, por valorizar a pesquisa desenvolvida no País e por dar reconhecimento e visibilidade ao trabalho de excelência liderado por mulheres, contribuindo para fomentar a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia. Tenho muito orgulho de poder representar o ITA e a Força Aérea Brasileira. Quero agradecer o expressivo apoio que recebi durante a fase de votação para o Prêmio e que, certamente, tornou a conquista ainda mais significativa e especial”, declarou a Capitão.

Prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas

O prêmio Ester Sabino de Mulheres Cientistas foi instituído pelo Decreto Nº 65.965 de 24 de agosto de 2021 do governo do estado de São Paulo e consiste em láurea com o objetivo de valorizar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico no Estado.

Fotos: ITA